Cultura Jurídica
Quem Somos
Antes de quem somos, melhor dizermos inicialmente para quê viemos.

Viemos para resgatar o verdadeiro Direito.

Infelizmente, há anos temos assistido a uma série de episódios no cenário nacional onde o Direito cedeu absolutamente à Política, onde os argumentos jurídicos, o debate entre teses e a lógica do razoável foram colocados em terceiro plano, em favor de interesses particulares da ordem do dia. 

Não bastasse isso, um outro fenômeno que muito nos preocupa é o empobrecimento do ensino jurídico no Brasil. Não obstante a existência de milhares de faculdades de Direito totalmente inaptas a formarem, com a mínima propriedade, futuros profissionais, a ver pelas péssimas avaliações obtidas por índices oficiais, vemos, quanto ao que resta, um ensino totalmente voltado à aprovação do seu aluno no Exame da Ordem ou em determinado concurso público, sem o menor compromisso de se forjar uma verdadeira consciência jurídica, robusta, hábil a compreender e a pensar o Direito como ciência social aplicada, o que enfraquece sobremaneira a sociedade como um todo, que fica a mercê de um sistema jurídico disforme e de instituições fracas e sem legitimidade.

Por fim, ainda sobre o estudo jurídico no Brasil de um modo geral, percebemos que ele se resume cada vez mais à análise e memorização de precedentes judiciais, como se o Direito se resumisse a isso, olvidando-se de importantes disciplinas de base, teorias jurídicas, autores clássicos, fundamentais à formação de um verdadeiro jurista, algo inexistente na atual geração.

Assim, somos uma equipe que, cada um na sua respectiva área de atuação e todos com o Direito em comum na sua formação profissional, resolveu encabeçar essa importante missão, buscando entregar valor e muita qualidade a todos que compartilham dessa visão e almejam alcançar um verdadeiro aprimoramento jurídico e, consequentemente, um degrau superior na sua vida pessoal e profissional.

Seja muito bem-vindo(a) ao Cultura Jurídica!

Atenciosamente, 

Marcelo F. da Fonseca, Ricardo Gomes, Daniel Colnago Rodrigues e Ana Luiza Rodrigues Braga, fundadores do Cultura Jurídica.

*Marcelo Furlanetto da Fonseca - Juiz de Direito (TJPR). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor de Direito Processual Civil da Escola Superior da Magistratura do Estado do Paraná (EMAP). Professor de Direito Processual Civil de diversos cursos de Pós-Graduação em Direito. Professor de Direito Processual Civil convidado da Escola Superior da Advocacia (OAB/SP). Fundador do G7 Jurídico (@g7juridico). Fundador do VIPJUS (@vipjus).

*Ricardo Gomes - Advogado e Professor. Pós-Graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (PUC-RS). Ex-Presidente do Instituto de Estudos Empresariais e da Rede Liberal da América Latina. Membro da Mont Pelerin Society (https://www.montpelerin.org). 

*Daniel Colnago Rodrigues - Advogado e Professor. Doutorando e Mestre em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Professor de Direito Processual Civil de diversos cursos de graduação e pós-graduação por todo o Brasil. Árbitro na Câmara Especializada de Mediação e Arbitragem (CAMES). Membro da ABDPro e Ceapro. Autor de diversas obras jurídicas.

* Ana Luiza Rodrigues Braga - Advogada e Professora. Doutora em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo. Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (2017). Pós-graduanda em Direito Empresarial (CEU Law). Pesquisadora na área de Filosofia e Teoria Geral do Direito, Filosofia Política e Filosofia Moral.
Para você, qual é a importância da cultura jurídica para qualquer operador do Direito?
Torne-se o profissional que você merece ser
Cultura Jurídica