Cultura Jurídica
Soft Skills
Formação Jurídica
Masterclasses
Encontros exclusivos
Insight Cultura Jurídica
Podcast Cultura Jurídica
Cortes CJ
Soft Skills
Formação Jurídica
Masterclasses
Prática Jurídica
Contrato Preliminar de Compra e Venda
com Francisco Loureiro
Filosofia
Prática Jurídica
Teorias da Argumentação Jurídica
com Marcus Boeira
Ciência Política
História
As origens dos Estados
com Ricardo Gomes
Atualidades
Prática Jurídica
Teses da Execução Penal
com Renato Brasileiro
Ciência Política
Por que o Brasil precisa de uma nova Constituição?
com Luiz Philippe de Orleans e Bragança
Prática Jurídica
A tributação e a maximização dos direitos fundamentais
com Regina Helena Costa
Para além das atualizações, essenciais ao bom exercício de qualquer profissão, aqui é preciso ir mais fundo: trata-se de auxiliar na formação de uma cultura jurídica superior, atualmente negada a imensa maioria dos operadores do Direito, em virtude da baixa qualidade da imensa maioria das faculdades pelo país, o que é corroborado, ano após ano, pela reduzida taxa de aprovação nos exames da OAB, bem como pela vacância de cargos públicos não preenchidos por ausência de competência mínima de seus candidatos.

Com a finalidade de levarmos a cabo essa importante missão, reunimos grandes nomes do Direito e de áreas correlatas a ele para que sejam trabalhados pontos fundamentais à boa compreensão do ordenamento jurídico, bem como da própria realidade, evitando manipulações pela ausência de conhecimento.

Afora as 20 masterclasses já disponíveis, haverá mensalmente, no mínimo, uma nova masterclass especialmente feita para você.
Insight Cultura Jurídica
Entenda, de uma vez por todas, teorias que nunca compreendeu corretamente e, mais ainda, o que está por trás de cada uma delas e a que fins elas servem - certamente, isso a faculdade não ensinou para você!

No dia a dia forense, são muitas as situações onde determinadas teorias - ou parte delas - são invocadas como argumentos de autoridade, sem maiores explicações, como se elas bastassem por si só. O mais grave e comum é perceber que os tais "portadores do conhecimento" desconhecem o conteúdo completo daquilo que citam e sempre o fazem de forma bastanta rasa e indireta, ou seja, citando uma determinada obra de outro autor que faz alusão à tal teoria então citada, não conhecendo, portanto, a fonte original da ideia e seu desenvolvimento integral. Fazendo um paralelo, é como "compartilhar" um conteúdo de terceira pessoa de que gostou pela mera estética ou mesmo pela ideia sugestiva aparente sem sequer averiguar o conteúdo daquilo que está realmente ali contido.

Chega de charlatanismo cultural ou preguiça intelectual.

Você não fará parte desse grupo a partir de agora com o Insight Cultura Jurídica, que trará mensalmente uma nova teoria a você, abordada num formato inédito no universo jurídico.
Assista ao 1º episódio
Podcast Cultura Jurídica
O Direito é, por natureza, a ciência do contraditório, do debate de ideias, campo da retórica por excelência.

No entanto, o que se vê hoje, de certa forma, é uma verdadeira espiral do silêncio com relação a teses não abarcadas pelas grandes universidades ou que contrariem determinados entendimentos consolidados na jurisprudência dos tribunais superiores, como se fossem eles rígidos e impassíveis de alteração a partir de melhores e maiores reflexões a respeito. Afinal, a mera repetição de argumentos, sem uma reflexão mais profunda e técnica, empobrece a inteligência e isso nos incomoda profundamente.

Ainda, já pensou em analisar grandes obras do cinema e da literatura não-jurídicas pela ótica do Direito? Já tentou treinar a sua percepção para isso, ainda que para fora do universo jurídico?

É algo enriquecedor e que pode fazer você enxergar muito além da primeira camada, mais acessível ao espectador/leitor em geral.

E tudo isso faremos por aqui. Venha com a gente e aumente a sua percepção!
Encontros exclusivos
Aqui no Cultura Juridica, além de todos os demais conteúdos, você ainda terá acesso a lives exclusivas com grandes nomes do cenário jurídico nacional e internacional, bem como ter acesso aos encontros anteriores já disponíveis em nossa plataforma.
Cortes CJ
Sem maiores delongas, aqui você terá acesso aos principais pontos de todo o nosso conteúdo em formato de "pílulas"/"vídeos curtos".

Rápido, prático e ideal para quem dispõe de menos tempo para se atualizar e aprender, mas que nem por isso quer ficar de fora e deixar de ser um profissional muito mais completo.
Cultura Jurídica